terça-feira, 11 de novembro de 2008

Internet em banda larga: 2,13 milhões de utilizadores

A banda larga móvel apresentou «um ritmo intenso de crescimento» durante o 3.º trimestre deste ano, com uma taxa de quase 10 por cento: são mais 185 mil utilizadores de Internet com banda larga, ascendendo aos 2,13 milhões. Quando comparado com o período homólogo do ano passado, a taxa de crescimento ascende aos 77 por cento, segundo dados revelados pela Anacom esta terça-feira.


Considerando o tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis como indicador de intensidade de utilização, a Anacom revelou que o «crescimento é ainda mais intenso», tendo o volume de tráfego deste trimestre sido superior em 12 por cento ao verificado no trimestre anterior.

O número de clientes de acesso dial-up continua a decrescer, em resultado da migraçãod os utilizadores para a banda larga. Desde o 3.º trimestre de 2007, os acessos dial-up decresceram 56,9 por cento.

Segundo dados da Anacom, a maioria dos clientes do serviço fixo de acesso à Internet utiliza a banda larga, com o número de clientes a atingir os 1,6 milhões. A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa agora 58,1 por cento do total e o modem cabo é utilizado por 40,4 por cento dos clientes da banda larga fixa.

Quanto à penetração do acesso à Internet em banda larga no nosso país, a taxa situava-se nos 15,1 por 100 habitantes para os acesso fixos e em 19,8 por 100 habitantes para os acessos móveis. No caso dos acessos fixos este valor aumentou 0,3 pontos percentuais relativamente ao registado no trimestre anterior.


Fonte: PortugalDiário

Sem comentários: