Disco deixa de funcionar dois dias depois de a embalagem ser aberta
Uma empresa alemã apresentou um novo tipo de DVD que deixe de funcionar 48 horas depois de ser adquirido, escreve o jornal espanhol 20 Minutos. O equipamento poderá ser utilizado para o aluguer de filmes, libertando o cliente da obrigação aborrecida que é a devolução.
De acordo com o The Register, a Einmal DVD criou um disco que autodestrói graças a uma cobertura química que torna o DVD ilegível dois dias depois da embalagem selada em que é distribuído ter sido aberta.
A empresa tem grandes expectativas relativamente à comercialização do produto no mercado alemão, uma vez que o preço, inferior a 4 euros, é o equivalente ao que muitos clubes de vídeo cobram pelo aluguer de um filme em estreia.
No entanto, esta não é a primeira vez que uma empresa tenta criar um sistema de autodestruição para os discos. Em 2003, a norte-americana Flexplay apresentou um DVD descartável, fortemente criticado pelos ecologistas devido aos resíduos que poderiam gerar. A empresa contornou o problema ao oferecer um programa de reciclagem.
Fonte: IOL Diário